terça-feira, 23 de abril de 2013

INJEÇÃO ELETRÔNICA É MUITO MAIS QUE BICO INJETOR


O sistema de injeção eletrônica foi desenvolvido Para que houvesse um melhor controle de emissões de poluentes pelos veículos automotores. Para melhor compreensão do sistema, podemos fazer uma analogia com o corpo humano onde os sentidos seriam os sensores, o cérebro a UCE e os membros os atuadores.


1-Bomba de Combustível, 2-Filtro do Combustível, 3-Regulador de Pressão do Combustível, 4-Válvula Injetora, 5-Medidor de Vazão do Ar (Que entra no motor), 6-Sensor de Temperatura do Liquido Refrigerante, 8-Valvula adcionadora de Ar, 9-Unidade de Comando do Motor, 10-Relé da Bomba de Combustível, 11-Vela de Ignição



Nós da Toulon Pneus temos como objetivo nessa breve e resumida explicação do sistema de Injeção Eletrônica, trazer informações úteis para que os proprietários de veículos tomem conhecimento de que o sistema de IE é muito mais que Bicos Injetores (Eletroválvulas) e por isso, nem todos os problemas de funcionamento do motor estão relacionados aos mesmos, embora recomendamos e defendemos a limpeza ultrassônica preventiva dos mesmos.





Bico Injetor ou Eletroválvula. Apenas mais um dos vários componentes do sistema.
Devido à complexidade do sistema e o objetivo deste artigo, que é de informar para o leigo o funcionamento básico do sistema, vamos nos ater aos principais subsistemas do sistema de IE, aqueles considerados essenciais para o funcionamento do motor.
Composição:
O sistema é composto de uma UCE (unidade de comando eletrônica), Sensores e Atuadores.
Sensores (Sentidos):
Diversos sensores estão estrategicamente espalhados pelo motor e enviam em tempo real informações sobre Temperatura do motor, Temperatura e quantidade do ar que entre no motor, Rotação do motor, equilíbrio da mistura, Posição do acelerador e velocidade do veiculo, entre outros.
UCE-(Unidade de Comando Eletrônico (Cerebro):
A UCE é o cérebro do sistema. Ela é a responsável por receber as informações dos sensores e fazer os cálculos necessários para injeção da correta quantidade de combustível, assim como a correta queima do mesmo (ignição).
Atuadores (Membros):
Os atuadores são os responsáveis por enviar o combustível do tanque à galeria dos bicos (Bomba), liberarem a injeção do combustível (Eletrovalvulas/Bicos), Queimar o combustível-Ignição (Cabos, Velas e Bobina) e controlar a rotação do motor (Atuador de marcha lenta), entre outros.
Conhecendo agora o principio de funcionamento e alguns componentes do sistema, você poderá concluir que nem sempre (ou na maioria das vezes), uma simples limpeza de bicos irá ser a solução do problema de funcionamento do motor.

Cuba da Bomba de combustível contaminada com areia vinda do abastecimento causa perda de potência por danos a bomba.
Portanto, sempre que precisar resolver problemas de mau funcionamento do seu veiculo, procure uma oficina com profissional capacitado e equipamentos necessários para correto diagnóstico e solução do problema.
Paulo Costa
Gerente de Serviços







Nenhum comentário:

Postar um comentário